OAB-RJ 249.367
contato@tiagomaia.adv.br
21 97285.1213

Formação

Advogado especialista em Direito Empresarial, inscrito na OAB-RJ sob o número 249.367, bacharel em Direito com CR 9,24 (média geral de todo o curso), aprovado no exame da OAB na primeira tentativa quando ainda estava no 9º período e sem cursinho de reforço. Fui o aluno número 1 da turma.

Além do Bacharel em Direito, também sou pós-graduado em Direito Empresarial, pós-graduado em Direito Público, Certificado LGPD, Certificado Desenvolvedor Web Microsoft, MBA em Engenharia de Software, pós-graduado em Gerencia de Projetos e graduado em Análise de Sistemas da Computação. Antes de exercer a Advocacia, eu fui Analista Desenvolvedor de Sistemas, o que me deu uma experência na área de Desenvolvimento de Software capaz de me fazer atuar de forma excelente na defesa jurídica de empresas de T.I.

Ao todo, são anos de Advocacia e anos com Desenvolvimento de Software. Grande parte deste tempo atuando simultâneamente nas duas áreas, pois gosto muito de ambas.

Sócio de escritório de advocacia

Sou um dos sócios do Caetano Maia Quintanilha Advocacia, escritório localizado no Centro do Rio de Janeiro, mas que atende em todo o território nacional. Os outros sócios e advogados atuam também em outros ramos do Direito, enquanto eu sou mais focado no Direito Empresarial.

Dra. Rosiane Caetano, Advogada sócia, especialista em Direito Civil e Direito do Consumidor, também atua com: Direito de Família, Sucessões, Direito Imobiliário, Direito do Trabalho e Direito Previdenciário.

Dr. Alberto Quintanilha, Advogado sócio, com premiação nacional e dezenas de publicações e apresentações em congressos realizados na UFF, UNIRIO, UFSC, UnB, USP, FGV-RJ, UERJ, CRA-RJ, EMERJ, além de publicações e pareceres em revistas científicas. Especialista em Direito do Trabalho, também atua em diversos outros ramos do Direito.

Site: cmq.adv.br
Instagram: cmq.adv

O chamado ao Direito

Quando decidi estudar um curso superior no início da juventude, jamais me passou pela cabeça estudar Direito. Eu estava certo de que seria Analista de Sistemas da Computação e desenvolveria softwares. Me formei em Análise de Sistemas em 2007 e fiz duas pós-graduações nesta área logo em seguida, sem parar. Trabalho em desenvolvimento de sistemas desde então e até fundei minha própria empresa em 2015.

Em 2010 tive meu primeiro conflito com uma empresa em que contratei um serviço. Tentei resolver por telefone, mas a empresa não resolvia o problema. Foi quando lembrei que durante minha adolescência também passei por problemas semelhantes e meus pais acionaram o PROCON para resolver estes problemas. Então fiz o mesmo com esta empresa, mas eles nem mesmo responderam ao PROCON. Foi quando o funcionário deste orgão me falou sobre o Juizado Especial Cível. Passei a estudar os meus direitos sozinhos para poder fazer uso do Juizado Especial e fui descobrindo que eu tinha talento para o Direito, pois, mesmo sem jamais ler uma lei, tudo o que eu pensava sobre os meus direitos estavam de acordo com o ordenamento jurídico, ou seja, eu conseguia facilmente encontrar uma lógica processual entre o meu problema e o direito material em questão. Após entender o que estava ocorrendo entre esta empresa fornecedora de serviços e meus direitos, eu ajuizei uma ação jurídica em face desta empresa e logrei minha primeira vitória no judiciário. Iniciava aí minha caminhada no Direito.

Quatro anos depois outra empresa resolveu violar meus direitos. Comprei um produto pela internet que chegou com defeito, porém a empresa se negou a efetuar a troca. Novamente eu ajuizei uma ação jurídica em face desta empresa e logrei mais uma vitória.

E assim foi até 2017, que foi meu último ano fazendo uso total do Juizado Especial Cível. Ao todo foram sete ações ajuizadas em causa própria por mim mesmo. Ainda em 2017 eu percebi que o Direito estava me chamando, eu não tinha escolhido estudar Direito, mas mesmo assim eu já estava envolvido com ele. Eu não escolhi estudar Direito, mas Deus me queria lá, o Direito me escolheu, então em janeiro de 2018 me matriculei no Bacharel e comecei a faculdade naquele ano mesmo.

Meus primeiros passos no Direito

Em 2018 iniciei meu curso de Direito pela Universidade Estácio de Sá, a mesma em que tinha me formado em Análise de Sistemas da Computação. Logo no segundo período aprendi a fazer minhas próprias peças jurídicas. A universidade ensinou o básico disso na disciplina de Redação Instrumental, mas o resto aprendi sozinho, sempre confirmando com o professor. A partir deste período passei a eu mesmo distribuir minhas ações no Juizado Especial, não precisando mais do primeiro atendimento deles.

Designed by rawpixel.com / Freepik

Foi então que descobri como as petições iniciais feitas no Juizado Especial eram fracas. A culpa não é do atendimento do Juizado Especial em si, mas sim do tempo mesmo. Eles não possuem tempo de analisar completamente o seu caso e fazer uma peça ótima. Eles tem que em minutos, enquanto você esta ali, analisar seu caso e fazer a peça, que muita das vezes é feita de forma básica demais. Um "prato cheio" para o advogado da outra parte que você vai processar. Cheguei a conclusão de que não vale a pena usar o Juizado Especial sem um advogado. Eu consegui boas vitórias porque estudei antes de cada caso e conseguia identificar os princípios norteadores dos meus direitos lesados, mas as pessoas que não entendem nada de Direito e chegar lá direto pode estar cometendo um grande erro.

Além da peça exordial básica, os Juizados Especiais não monitoram seu processo, eles te concedem acesso ao Processo Eletrônico, mas se o juíz te pedir algo através de um despacho no seu processo você saberá responder? Você nem sabe o que é isso né?! Pois é... você precisa de advogado até mesmo no Juizado Especial.

Graças a Deus e ao meu curso, aprendi a lidar com essas questões processuais e ainda durante o Bacharel eu mesmo atei diretamente nos meus processos, exceto quando exigia obrigatoriamente a atuação de advogado. Neste caso eu os ajudava.

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Em 2021 iniciei minha pós-graduação em Direito Empresarial. Juntamente com a pós-graduação tirei minha certificação na LGPD, o que me capacitou a realizar processos de adequação de empresas a esta lei.

Designed by rawpixel.com / Freepik

Até os dias de hoje sigo adequando empresas à LGPD. Caso tenha interesse em adequar a sua, agende uma conversa para tratarmos sobre isso.

Iniciar conversa no Whats App

Marcar consulta

Todos os textos deste site foram escritos por mim. Se for usá-los, então cite este site como fonte.
Escritório - CMQ Advocacia

Rua Sete de Setembro, nº 48, 10º andar, sala 1004, Centro do Rio de Janeiro - RJ

Email

contato@tiagomaia.adv.br

Telefone / Whats App

21 97285.1213

Tiago Maia

Advogado pós-graduado em Direito Empresarial e Direito Público.

OAB-RJ 249.367

Menu Pessoal

 

Links úteis

© Mestresoft. Todos os direitos reservados.

Designed by HTML Codex